top of page

 

       Baseado na criação de redes com o intercâmbio dos coletivos com integrantes que buscam a descatracalização e difusão artística, com indivíduos que já trabalharam em diversas áreas das artes cênicas e no audiovisual, o núcleo de pesquisa 360giros, cujo os integrantes desenvolvem o trabalho de pesquisa em cinema e realidade virtual, fizeram também parte da coordenação do Ponto de Cultura Casa Paulo Eiró, localizado na rua Afonso Dias, 54, com uma construção pedagógica que incluía atividades artistas, educacionais e tecnológicas para jovens.

       Esse coletivo no hoje sente o desejo de dar um passo maior e criar uma escola dando continuidade ao seu trabalho já existente, porém de uma forma inédita. A escrita foi elaborada com o questionamento: O que mudaria em nossas vidas se tivéssemos feito antes de trabalhar na área? Então veio a resposta: O audiovisual de baixo acesso.  Poder levar o que acreditamos até as pessoas.

       A autonomia em conjunto com a orientação que ensina a executar ideias se faz necessária para que os participantes coloquem em prática sua originalidade, sua identidade e possam pensar em trabalhar no ramo audiovisual, possivelmente fortificando artistas e ações periféricas.

Na articulação envolvendo os participantes e outros coletivos da região do Campo Limpo, teve como objetivo a busca pela pluralidade artística, a formação e descatracalizar a informação. Começamos nos palcos e vimos a necessidade de agregar a tecnologia para o fortalecimento da comunidade, dos artistas envolvidos.

Um uso consciente e artístico das novas tecnologias

       A Realidade Virtual é uma tendência para o futuro que começa a ser explorada nos dias de hoje e tem a intenção de transportar as pessoas para ambientes ricos em imaginação e tão convincentes quanto o mundo real.

É a tecnologia. Para utilizá-la precisamos de quatro elementos: a pessoa que irá assistir, o material que será exibido, os óculos e celulares.  Combinando tudo, temos a sensação de estar em outro mundo, conferindo inclusive as diferenças de profundidade, largura e altura. A experiência imersiva em VR/RV (Realidade Virtual) é de altíssimo nível e versatilidade, de modo que as aplicações são praticamente infinitas. Seja para fins artísticos, educacionais, médicos ou empreendimentos comerciais.

    O nosso objetivo, assim como o dessa tecnologia, é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, nossos olhos já estão habituados com as três dimensões.  Também temos equipes de edição e fotógrafos especializados em sistemas de imagem interativa como o Google Maps Street View, montagem de passeio, fotos de produtos em 360º, cobertura de eventos em 360º, realidade virtual, e as convencionais imagens em 2D.

     O projeto 360 giros deseja difundir as manifestações artísticas e compartilhar lugares/ momentos com as pessoas que estiverem conectadas na internet, sendo o nosso material criado artisticamente ou uma ideia apresentada.  Trabalhamos em todos os campos de atuação de Vídeos 360 e Realidade Virtual: planejamento, desenvolvimento de projeto, captação e edição e exibição do vídeo que também pode ser utilizado na web pelo YouTube ou Facebook. Também produzimos Instalações VR / RV para exibições em feiras e eventos.

bottom of page